Tradição antes do casamento

A tradição antiga de fazer o chá-de-panela antes do casamento persiste ao tempo e passa de geração para geração. Atualmente são tantos os tipos de chás que a noiva pode escolher o que mais lhe agradar. Segundo a cerimonialista Milene Szaikowski, não há ao certo uma estimativa de quantos chás existem, o que se sabe é que cada um traz alguma coisa diferente.
O chá-de-caldeirão traz na lista de presentes mantimentos para abastecer a dispensa do casal, o chá-bar equipa a cozinha e o bar da nova casa, no chá-de-banheiro os convidados podem dar artigos de banheiro como presente e no chá-de-lingerie a noiva recebe peças íntimas para agradar o futuro marido.
“Ainda tem o chá-de-relógio, no qual o presente é associado a um período do dia; o chá-de-literatura no qual são dados livros; o chá-de-jardim, que como o nome diz inclui utensílios para o jardim e plantas; e o chá-profissional, no qual os presentes são coisas relacionadas ao ambiente de trabalho e a profissão da noiva”, ressalta Milene.
A cerimonialista explica que para realizar o chá, independente do tipo, é preciso planejamento. “Os convites, a decoração e as lembrancinhas são personalizados conforme o tema do chá. Ele deve ser realizado um mês antes do casamento e os convites devem ser entregues com pelo menos quinze dias de antecedência, para que os convidados possam se organizar”, aconselha.
Milene lembra que no convite deve constar a data, horário, endereço e o presente de acordo com o chá que será realizado e jamais uma pessoa deve ser chamada para o chá e não ser convidada para o casamento. “O ideal é chamar apenas as pessoas mais próximas, como amigos e parentes e escolher um horário entre as 16 e as 20 horas para dar início ao chá”, recomenda.
Todos os chás pedem um lanche leve e gostoso, que não necessitem de talheres, como salgadinhos, canapés, sanduíches, docinhos e o bolo. “Em qualquer chá as brincadeiras que possam causar qualquer constrangimento devem ser evitadas. Aposte nas brincadeiras e castigos descontraídos, divertidos e que alegrem o ambiente”, acrescenta.

Deixe um comentário