Valentine’s Day inspira namorados a fazer pedido de casamento

No Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Em outros países a data é conhecida pelo dia de São Valentim ou Valentine’s Day e é comemorada em 14 de fevereiro. Nos Estados Unidos o dia de São Valentim é o segundo feriado mais comemorado, perdendo apenas para o Natal. “Eles tem o costume de enviar cartões chamados de Valentines. Alguns possuem mensagens dirigidas a membros específicos da família”, explica a cerimonialista Milene Szaikowski.
A origem do feriado remonta aos tempos de Roma. Nos últimos dias da cidade, ferozes lobos ficavam rondando as casas e os romanos chamavam o deus Lupercus para manter os animais afastados. Para homenagear o deus eles preparavam um festival, comemorado no dia 15 de fevereiro. “Durante o festival os nomes das moças romanas eram escritos em pedaços de papel que por sua vez eram colocados em frascos. Cada homem escolhia um frasco e a moça escolhida seria sua namorada durante aquele ano”, esclarece.
Como o imperador não permitia que os soldados se casassem, pois acreditava que assim eles deixariam de ir para guerra por causa da família, o padre Valentine casava os jovens em segredo. Ao ser descoberto, o padre foi preso e julgado a morte. No dia 14 de fevereiro ele foi morto e desde então é considerado um santo. “Existe ainda outro Valentim, que foi preso por ajudar os cristãos. Antes de ser morto ele enviou uma carta de despedida a sua amada, com a assinatura ‘de seu Valentim’. Por isso a frase é usada em cartas de amor”, acrescenta.
Milene ressalta que esta data é inspiradora para muitos homens pedirem a mão de suas amadas em casamento. “Meu pai foi um desses que resolveu pedir a namorada em casamento no dia dos namorados. Como ele é brasileiro escolheu a data comemorada aqui. Então no dia 12 de junho de 1977 meus pais ficaram noivos e se casaram em 03 de setembro daquele mesmo ano”, revela.
A cerimonialista conta que seu primo também pediu a mão de sua namorada em casamento no dia dos namorados. “O pedido aconteceu em junho de 2008. E em setembro de 2009 os pombinhos subiram ao altar e firmaram seu compromisso de amor um com o outro. Quem sabe as namoradas que ainda não tem uma aliança dourada no seu dedo direito ganhe uma no próximo dia dos namorados ou no Valentine’s Day”, brinca Milene.
Milene Szaikowski
Formada em design de produto pela UFPR, Milene também fez cursos no Senac (Organização de Eventos Sociais), na UTFPR (Planejando e Organizando e Organizando Eventos: do Cerimonial ao Protocolo) e na Arquidiocese de Curitiba (Novas normas para Celebração do Matrimônio). A designer é cerimonialista, proprietária da empresa Tangram Eventos e criadora e administradora do blog Noividades e do blog Bem-casados, que trazem ideias e novidades sobre os preparativos e tudo o que envolve casamentos.

Deixe um comentário