Mini casamento: Menos convidados, menos gastos e sonho realizado

No Brasil são comuns as festas de casamento serem grandes e com muitos convidados, devido ao tamanho das famílias e a quantidade de amigos. Na Europa o costume é outro: os casamentos são pequenos e eventos com mais de 60 pessoas são considerados grandes. “Isto acontece porque lá as famílias são bem menores que aqui, mas a tendência européia dos Mini Casamentos surgiu como uma opção para quem quer realizar o sonho de casar sem gastar muito”, explica a cerimonialista Milene Szaikowski.
O principal objetivo do mini casamento é fazer uma festa bonita, barata e apenas para familiares e amigos bem próximos. Ainda sim, aqui no Brasil a lista de convidados comporta até 100 pessoas no máximo. “Não há mínimo, pode ser 30, 60 ou 90 pessoas, o importante é que sejam apenas as mais próximas do casal. Afinal, quanto mais gente, mais caro fica o casamento”, observa.
Se o evento tem poucos convidados, então o número de padrinhos também deve ser reduzido. Segundo Milene, um casal para cada lado é o bastante – mais que isso pode parecer exagero. Quanto aos convites, eles continuam sendo fundamentais. “Não é porque o casamento é mini que algumas formalidades devem ser deixadas de lado. Nada de convidar por telefone ou e-mail, o convite deve ser entregue em mãos como em qualquer casamento”, ressalta.
A vantagem do mini casamento é poder ousar no local da recepção. O casal pode escolher um lugar aconchegante, que tenha o estilo dos noivos. “Pode ser um restaurante charmoso, uma casa de chás, um salão de hotel ou de igreja. Com o número de convidados é menor, a festa fica mais íntima e os noivos conseguem ficar com todos os presentes, coisa que dificilmente é possível em eventos maiores”, destaca a cerimonialista.
Se a cerimônia for pela manhã ou durante a tarde, servir um coquetel, um brunch ou um café colonial é uma boa pedida. Para casamentos à noite, o jantar é indispensável. “Espumantes, coquetéis, água e refrigerante são ótimas opções de bebidas e que não encarecem tanto o evento quanto as bebidas alcoólicas”, acrescenta.
A decoração do mini casamento deve ser singela, com detalhes que tenham a ver com os noivos. E o casal não deve esquecer de contratar um bom serviço de foto e filmagem. “Estas são as lembranças que ficam para sempre. Contratar uma cerimonialista também é fundamental. Mesmo que o casamento seja em proporções menores, é essa profissional que fará com que tudo aconteça no tempo certo e é ela que cuida de tudo enquanto os noivos aproveitam o grande dia”, finaliza.

Deixe um comentário