Música, cortejo da cerimônia, vestido, maquiagem, cabelo, foto, vídeo, decoração, são inúmeros os itens que devem ser verificados em um casamento. Agora imagine os noivos, com os nervos a flor da pele, ainda terem que se certificar de que tudo está correto e acontecendo conforme o previsto nos contratos dos fornecedores, é quase impossível. Segundo Milene Szaikowski, designer e proprietária da Tangram Eventos, o trabalho começa muito antes da data marcada para o matrimônio. “Sem ajuda profissional é muito fácil os noivos se perderem no meio do caminho, chegando até a extrapolar o orçamento previsto. São muitos itens e maior ainda é o número de fornecedores”, afirma a cerimonialista.
Milene ressalta que um profissional acompanha todas as etapas do casamento para que os noivos se sintam seguros de suas escolhas. “Existem vários tipos de pacotes que o casal pode escolher e o que os difere é a quantidade de serviços oferecidos em cada um e o preço. O mais básico é o do Cerimonial de Casamento, que consiste em auxiliar os noivos para que possam gerenciar seu pré-evento sozinhos, além de acompanhar o casal no último mês dos preparativos e no dia do casamento” explica.
O plano de Cerimonial envolve basicamente duas fases: o pré-evento e o trans-evento. O pré-evento acontece desde o fechamento do contrato até a véspera do evento. Inicialmente a cerimonialista fica à disposição do casal para auxiliá-los com possíveis dúvidas que surjam durante os preparativos. “No pacote de Cerimonial de Casamento, quando os noivos estão em dúvida entre um serviço e outro me procuram para que eu dê a minha opinão. Isso os deixa mais seguros de que estão fazendo a melhor escolha para o perfil deles”, ressalta Milene. Entre 20 a 15 dias antes do casamento é feita uma reunião para delinear tudo que acontecerá no grande dia. Nenhum detalhe pode passar batido, pois é com base nesse roteiro que a profissional vai coordenar o evento. Na semana do evento são definidos os detalhes finais, como o ensaio da cerimônia, a definição do croqui das mesas na recepção e o check-list com os fornecedores contratados pelos noivos para verificar se todos os serviços estão em ordem.
No dia do evento, o trabalho começa logo cedo com o acompanhamento da montagem do local da recepção e da entrega dos demais serviços contratados. O trans-evento, é o acontecimento do evento em si. Este é o momento de colocar em prática tudo que foi combinado anteriormente, além de acompanhar todo andamento do evento. “Durante o evento o profissonal fica atento aos mínimos detalhes como a contagem das bebidas consumidas, o andamento do buffet e a entrega de lembrancinhas”, assegura Milene. Ela acrescenta que só assim os noivos podem aproveitar ao máximo o seu dia sem preocupações. “Com um profissional responsável pelo evento a segurança é total e qualquer problema é resolvido por ele, então para os noivos só resta curtir o seu dia”, conclui.