Lista de presentes: bom para os noivos e útil para os convidados

Muitos casais ficam no impasse se fazem ou não a lista de presentes e se decidem que sim, surgem várias dúvidas: o que colocar na lista, quantas lojas escolher, se pode colocar ou não o cartãozinho junto com o convite etc. De acordo com a designer Milene Szaikowski, que também é cerimonialista e proprietária da Tangram Eventos, a lista de presentes é “uma bênção na vida dos noivos e também dos convidados”. Com itens pré-escolhidos, as pessoas têm várias opções para não errar no presente e os noivos diminuem o risco de ganharem coisas repetidas e terem que trocar depois. “Através dela os convidados podem escolher algo que realmente tenha a ver com o casal e que com certeza será usado”, garante Milene.
A designer aponta outro benefício da lista: os bônus. “Em geral as lojas dão um presente aos noivos num valor entre três e cinco por cento do que os convidados gastaram naquela loja, mas cada uma cria um sistema próprio de bonificação”, explica. A internet também facilita a operação, pois muitas lojas oferecem a opção dos noivos alterarem os itens pelo site e os convidados comprarem através dele.
Mas é qual o momento certo para montar a lista? Milene sugere que ela deve ser feita pelo menos 15 dias antes do início da entrega dos convites, pois muitos perguntam sobre a lista na hora em que são convidados para o casamento. “Não é considerado elegante colocar o cartão da loja junto do convite. Em geral, os convidados perguntam onde está à lista e então neste momento os noivos podem informá-los”, aconselha.
Sobre os itens a serem escolhidos, Milene ressalta que o ideal é colocar uma variedade de produtos, com pelo menos duas faixas de preço para cada um, um mais caro e outro mais simples. “Não coloque muitas opções do mesmo produto, para não correr o risco de ganhar todas e ter que trocar posteriormente”, alerta. Quanto ao valor, o recomendado é escolher produtos com preço a partir de R$ 40,00. Também é possível colocar itens de menor valor, desde que seja estipulado uma determinada quantidade, como por exemplo,  seis copos.
À medida que os presentes forem comprados, eles devem ser retirados da lista, que deve ser atualizada a cada 15 dias, devido à renovação dos estoques das lojas. “Outra dica é escolher apenas uma ou duas lojas para escolher os presentes, assim é possível ter variedade de produtos sem dividir os convidados em vários locais diferentes, o que acaba diminuindo os bônus oferecidos aos noivos”, afirma Milene.

Deixe um comentário