Como comunicar na era dos Influenciadores digitais é o tema do 19º Reinventar dia 29 na ABI

Evento traz Caio Braz, Marcio Gonçalves e Claudia Belém para discutir o poder desses novos comunicadores e como as marcas se relacionam com eles

Foi-se o tempo em que apenas artistas e raros jornalistas eram considerados “formadores de opinião” e determinavam o que era tendência. Pessoas aparentemente comuns, que emergem das redes sociais, estão influenciando a opinião e a decisão sobre o consumo de milhares de usuários na internet. Muito além das mídias tradicionais, dos sites e blogs, os influenciadores digitais ditam tendências e impõem um novo desafio à comunicação.

Muitos ainda reagem e se questionam sobre o tipo de conteúdo disseminado pelos ‘influencers’. Outros não sabem muito bem como lidar com esses novos comunicadores. Mas como jornalistas e demais profissionais de comunicação podem ‘surfar essa onda’ e se apropriar desse novo processo na reinvenção da profissão? Como assessores de imprensa podem se relacionar melhor com os influencers e trazer os melhores resultados para seus clientes? Para responder estas e outras questões, o 19º Encontro Reinventar JornalistasRJ destaca o tema “Como comunicar na era dos influenciadores digitais?”.

O bate-papo será realizado na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no dia 29 de junho, das 10h às 13h, e traz como convidados o influencer Caio Braz, apresentador de televisão, consultor de moda, professor e publicitário; a jornalista Claudia Belém, diretora da Febre, agência de comunicação especializada em cultura, e o professor Marcio Gonçalves, doutor em Ciência da Informação, professor universitário de cursos de graduação e de pós-graduação e líder do projeto Aula Sem Paredes.

A roda de conversa é apresentada pela jornalista e blogueira Rosayne Macedo, idealizadora e coordenadora da Rede Reinventar JornalistasRJ, e mediada pelo cineasta, teatrólogo e jornalista Jesus Chediak, diretor de Cultura da ABI e da Casa França Brasil. A programação é aberta a jornalistas, estudantes e profissionais de Comunicação e Jornalismo. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.  Os interessados devem levar uma colaboração para o café com networking compartilhado e doações para o projeto Repórteres do Bem, que visita instituições beneficentes no Rio.

“A parceria da ABI com o Reinventar JornalistasRJ e suas múltiplas atividades vem ao encontro do objetivo central da minha diretoria que é a revitalização cultural da nossa instituição. É de extrema importância se acolher aqui atividades que preservem e reforcem o status de dimensão nacional conquistado, historicamente, pela Casa do Jornalista”, afirma Chediak.

Saiba mais sobre os convidados

Caio Braz, de 26 anos, apresentador do GNT Fashion às segundas, às 21h30, no GNT, com suas matérias divertidas sobre comportamento, moda e estilo, vai contar os segredos que o levam a ter 119 mil seguidores no Instagram, 99.829 no Facebook,  73 mil no Youtube e 13 mil no Twitter.

A jornalista  Claudia Belém trabalhou 13 anos em O Globo como repórter, chefe de reportagem e editora.  A diretora da Agência Febre, empreendedora há 12 anos, dará dicas sobre estratégias para ativar influenciadores digitais que atinjam os públicos de seus clientes.

Márcio Gonçalves, doutor em Ciência da Informação pela UFRJ e mestre em Ciência da Informação pela UFF, analisará para onde caminha a mídia na era dos influenciadores digitais. Márcio cunhou a expressão “content influencer”, que já é usada para designar os influenciadores com conteúdo jornalístico de qualidade.

Assédio das marcas

De acordo com Rosayne, os influenciadores digitais se tornam verdadeiras celebridades da web e são assediados por muitas marcas. “Seja pelo conteúdo relevante que geram, seja pelas atitudes, comportamentos e dicas que passam, eles influenciam milhares de seguidores e ajudam a popularizar marcas. Um prato cheio para assessores de imprensa e profissionais de marketing”, explica.

Os influenciadores se firmam como profissionais de um novo mercado que pode – e deve – ser ocupado cada vez mais por jornalistas e profissionais de comunicação. Mas é possível um jornalista se transformar em influenciador, mesmo não estando ligado a um grande veículo? Como se tornar também um influenciador, ganhar seguidores e encarar a atividade como uma nova oportunidade? São questões como estas que o Reinventar pretende debater.

Pesquisa YouPIX / Influencers Market 2016, realizada em parceria com a GFK e a Airstrip, que mostra que 40% dos influenciadores digitais com mais de 1 milhão de fãs são mulheres, 2% geram 54% das interações nas redes, postagens identificadas como patrocinadas recebem 25.3% menos comentários, 12.7% menos likes e 83% menos shares.

“O que mais importa para as marcas na hora de contratar influenciadores é sua relevância junto à audiência que lhes interessa, o que não tem a ver só com números. Queremos entender isso tudo e, sobretudo, como podemos nos reinventar como comunicadores na era dos influenciadores digitais”, acrescenta Rosayne.

Sobre o Reinventar JornalistasRJ 

Originária de um grupo no Facebook, o JornalistasRJ, com mais de 10,7 mil perfis, a Rede Reinventar JornalistasRJ surgiu em outubro de 2015, a reboque das demissões em massa e fechamento de alguns veículos no Rio de Janeiro, para repensar o papel do jornalista e buscar saídas pelas vias do empreendedorismo, da inovação e da capacitação.

Passou a reunir jornalistas e profissionais de diferentes posições, muitos já empreendendo e buscando novas oportunidades e parcerias. Desde então, promoveu 18 encontros, a maioria deles na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e vários outros eventos, cursos, palestras e atividades, contando com mais de 70 palestrantes. A rede já reúne mais de 1.500 participantes, com canais no Facebook, Instagram, Twitter e Whattsapp.

Serviço: 19º Encontro Reinventar Jornalistas RJ

Tema: Como comunicar na era dos influenciadores digitais?

Local: Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre 71, 7º andar – Centro, RJ)

Data: 29 de junho de 2017, quinta-feira

Horário: 10h às 13h

Inscrições: Gratuitas e limitadas (com prioridade para jornalistas e profissionais de Comunicação) pelo link https://goo.gl/forms/e1TGsfBLF0Rkryc02

Obs: Pedimos contribuições para o café com networking compartilhado e doações s Repórteres do Bem

Eu estava lá no último e estarei sempre. Muito bom estar entre os meus.

Rede Reinventar JornalistasRJ

reinventar.jornalistasrj@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4Zw8Ie8oeq-YKrDroC2GHA

Instagram: https://www.instagram.com/reinventar.jornalistasrj/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/Reinventar_Jor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: