Descubra o que está por trás da escolha da sua profissão!

Conheça as seis necessidades humanas que guiam e determinam suas ações e escolhas

profissões
Mais um ano se inicia. Período em que a maioria das pessoas se pega questionando e refletindo sobre suas decisões e os passos que têm dado em suas vidas. O que poucos sabem é que cada passo, pensamento, comportamento e atitude trazem consigo a necessidade de atender a pelo menos um dos itens que compõem o quadro de necessidades humanas, que guia a vida de todas as pessoas. É o que explica a coach de Inteligência Emocional e Headtrainer, Inessa Franco.

Segundo a especialista, essas necessidades, presentes em todos são as verdadeiras responsáveis por guiar e mover a vida da pessoa, mesmo que a mesma não tenha a plena consciência disso. “A forma como cada um busca atender essas necessidades está diretamente relacionada ao seu sistema de crenças, de valores e com seu grau de autoconhecimento; assim como seu nível de desenvolvimento e com os veículos escolhidos para atender a determinado fim”, diz.

Com seus mais de 10 anos de experiência no trato direto com as pessoas, a especialista explica a importância de descobrir sua verdadeira vocação para encontrar o caminho da própria felicidade: “Pesquisas mostram que cerca de 70% dos brasileiros estão insatisfeitos ou infelizes com seu trabalho. Essa realidade poderia, porém, ser muito diferente se as pessoas se conhecessem melhor como indivíduos e soubessem como guiar melhor sua carreira”. Inessa explica que para alcançar a sensação de plenitude é necessário atender a todas as humanas. “Todos nós temos as mesmas necessidades, mas apresentamos uma escala de prioridades, que varia de pessoa para pessoa e são modificadas ao longo das nossas vidas, de acordo com o nível de desenvolvimento pessoal de cada um. A melhor forma de atender a todas as necessidades de uma só vez é, sem dúvida, viver com propósito”, ressalta.

A master coach explica como, antes de ajudar as pessoas em suas questões pessoais, primeiramente, precisou conhecer melhor a si mesma e modificar o rumo da própria vida: “Eu passei grande parte da minha vida tentando preencher um vazio, repetindo padrões, buscando atalhos e procurando respostas em coisas e em outras pessoas. Durante muito tempo permiti que pensamentos limitantes me direcionassem, pois achava que assim, eu estaria segura. Seguindo esse padrão, minha vida chegou em um ponto tão ruim, que não restava escolha: tive que mudar! E foi assim que encontrei minha nova profissão”. A especialista explica que encontrou no coaching a oportunidade de autosatisfação em ajudar as pessoas a superarem suas travas, para que possam ser mais felizes e realizadas. “A Inteligência Emocional é o pilar de tudo. Sem ela, o indivíduo não consegue sentir realização e felicidade. Para alcançá-la, utilizo os pilares da inteligência emocional: Sem passar pelos pilares da inteligência emocional, que são: me conheço, eu me gerencio, eu me me mobilizo, eu considero os outros, eu gerencio os outros; a pessoa dificilmente consegue os resultados que deseja”, relata.

A especialista conta que iniciou sua carreira como coach fazendo coaching para concurso e observou que a maioria das pessoas buscam o concurso público como uma forma de terem estabilidade e segurança financeira, sem pensarem em atender a um propósito de vida. “Quando o indivíduo afirma que almeja determinada profissão por uma necessidade financeira ou por estabilidade, o que ele está dizendo é que deseja atender a necessidade de controle (segurança). Essa é a necessidade humana mais rasa. Com o desenvolvimento pessoal, outras necessidades se tornam prioridades, como a necessidade de evolução, por exemplo”, explica.

Tomando como exemplo a maioria dos consurseiros, Inessa explica que muitas pessoas estão tão preocupadas com a aprovação, que não querem saber sobre propósito. E para a master coach isso é muito preocupante. “Muitos apresentam um grande desalinhamento entre seus valores e crenças, chegando até mesmo, a uma ausência de propósito de vida. O maior problema é que em algum momento, a ficha dessa pessoa vai cair e se seu sonho for distinto da carreira escolhida, a insatisfação vai ser grande. Além disso, quanto mais tarde houver esse reconhecimento, as coisas parecerão cada vez mais difíceis, pois a pessoa poderá se sentir incapaz de mudar e ir em busca do que realmente faz seu coração bater forte”, afirma.

Confira abaixo o Quadro das Necessidades Humanas, que foi desenvolvido pelo palestrante motivacional Anthony Ribbins e é atualmente seguido e aplicado por Inessa Franco:

1. Certeza – “Ter necessidade de sentir a certeza significa estar na zona de conforto, estar no controle, ter o domínio da situação e sentir segurança”, diz a master coach.

2. Variedade – Segundo a especialista, sentir certeza o tempo todo pode se tornar algo monótono. Por isso, surge a necessidade de variedade, complementando a necessidade de certeza. “Ter necessidade de sentir a variedade significa precisar de uma certa dose do desconhecido, da falta de domínio da situação e do risco em certa medida”, afirma.

3. Significado – De acordo com Inessa, a necessidade de significado, quer dizer precisar sentir-se importante e diferenciado. “Sentimos então, que fazemos a diferença e que temos um significado”, explica.

4. Conexão e amor – “Ter conexão e amor significa transmutar, trocar, preencher. A necessidade de conectar-se, amar e ser amado é inerente ao ser humano.” diz.

5. Evolução e Desenvolvimento – A master coach explica que ter a necessidade de evolução e desenvolvimento é o motivo da vida. “Essa necessidade é a noção de que, independentemente da religião, o individuo precisa evoluir e crescer, tornando-se sempre uma pessoa melhor”, explica.

6. Contribuição – Segundo a especialista, essa necessidade tem a ver com sentir-se gratificado ao contribuir de alguma forma para a vida de outra(s) pessoa(s). ”Ter necessidade de contribuição significa que aquele vazio que o indivíduo sente é preenchido quando o mesmo ajuda a outra pessoa.”, afirma.

“Viver com propósito é um dos aspectos da inteligência emocional, que ajuda a pessoa se sentir feliz e realizada. Bora Transformar!”, conclui Inessa Franco.

Inessa Franco além de master coach de Inteligência Emocional e headtrainer, é autora do Treinamento Power Self, do E-book ‘Desperte Seu Poder’, do Programa em áudio ‘Direcione Seu Dia: 7 Etapas para um dia produtivo e feliz’ e do programa Master Self ON TOP – Coaching em Grupo Online, e co-autora do livro ‘O Segredo do Sucesso Pessoal’. Além disso, a profissional está presente nas mídias sociais com seu canal no Youtube e seu perfil nas redes sociais.

Inessa Franco além de coach de Inteligência Emocional e headtrainer, é autora do Treinamento Power Self, do E-book ‘Desperte Seu Poder’, do Programa em áudio ‘Direcione Seu Dia: 7 Etapas para um dia produtivo e feliz’ e do programa Master Self ON TOP – Coaching em Grupo Online, e co-autora do livro ‘O Segredo do Sucesso Pessoal’. Além disso, a profissional está presente nas mídias sociais com seu canal no Youtube e seu perfil nas redes sociais:

Serviço: Inessa Franco

Coach de Inteligência Emocional, Propósito de Vida e Resultado e Headtrainer

You tube:   https://www.youtube.com/inessafrancocoach

Facebook: https://www.facebook.com/inessafranco

Sites: www.inessafranco.com.br ; www.direcionesuavida.com

Telefone: (21) 2143-1218

http://www.inessafranco.com.br

Av. Presidente Wilson – Centro – Rio de Janeiro, RJ – Brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: