Descubra os três passos que podem te tornar rico

Coach financeiro explica o que é realmente ser rico e dá dicas de como ajustar a sua vida financeira e conseguir a tão sonhada independência

imagem_release_892955

O sonho da maioria dos brasileiros é atingir a riqueza, mas poucos realmente tomam as medidas financeiras necessárias para isso. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que analisa o conhecimento de conceitos financeiros, comportamentos e as atitudes das pessoas com relação ao seu dinheiro de 30 países, o Brasil ficou entre os piores colocados. Além disso, uma outra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), afirma que 8 em cada 10 brasileiros não sabem controlar seus gastos.

Segundo o coach financeiro, Robson Profeta, infelizmente, os brasileiros não possuem nenhuma base de educação financeira e a grande maioria sequer consegue gastar menos do que ganham. “Muito se fala em ficar rico e ter muito dinheiro, mas há uma diferença. Ter muito dinheiro não é ter riqueza, se você possui também muitas dívidas. Riqueza é o poder que você tem de receber uma renda de um lugar – um patrimônio – mas que não necessariamente você precise trabalhar. Você pode até trabalhar, mas por hobbie e não por necessidade. E isso só se atinge com a independência financeira, que não acontece da noite pro dia”, afirma.

Robson exemplifica o que é independência financeira: “Vamos supor que você precise de 5 mil reais para viver e que você tenha acumulado ao longo da sua vida 1 milhão de reais. Esse 1 milhão você colocou em uma aplicação que rende 0,5% ao mês, já líquido de inflação, ou seja, 0,5% de um milhão são 5 mil reais. Então, significa que existe algum patrimônio que está pagando para você o quanto você precisa de renda para sobreviver. Isso é independência financeira. É se organizar financeiramente ao ponto de não precisar mais trabalhar. E essa organização começa em como você vai fazer para poupar aquele 1 milhão de reais”, explica o coach.

O especialista acrescenta que a chave da independência financeira é descobrir qual é o seu número para sobrevivência. “Quanto você precisa para viver bem e confortavelmente? Para poupar esse dinheiro há diversas formas de investimentos, cortes de gastos que podem ser feitos e substituições de métodos de financiamento. Mas tudo começa com a organização das finanças e, principalmente, das dívidas, para começar a quitá-las. Não é um processo rápido, mas não significa que seja difícil, muito menos impossível”, comenta.

Robson, que trabalha na área financeira há 25 anos, ao longo do seu trabalho pode perceber que existem três grupos de pessoas. “O primeiro grupo, ganhando bem ou mal, se endivida e gasta mais do que ganha. O segundo grupo, que inclui a maioria dos brasileiros, também ganhando bem ou mal, consome quase tudo o que ganha. E o terceiro grupo, composto de um número pequeno de pessoas, tem realmente um padrão de comportamento financeiro diferente e são bem sucedidas. E, o mais interessante, é que boa parte dessas pessoas que hoje são bem sucedidas financeiramente, não começaram já sendo ricas. É uma questão de hábito e consistência, que um dia acaba trazendo o retorno que você quer”, argumenta.

imagem_release_892956

O coach revela 3 passos simples para começar a trabalhar a sua independência financeira. Confira:

1. Descubra qual é o seu número: “Se você não sabe qual o seu caminho financeiro, você só está ganhando e gastando. E com isso, cria-se um péssimo hábito, que é quando se tem um aumento de salário aumenta-se, também, o custo de vida, que é o pior erro que se pode cometer financeiramente. Quando você investe, você não está deixando de gastar, você só está levando uma vida mais regrada e com foco no futuro, na sua independência financeira”, diz Robson.

2. Se conheça: “Existem quatro etapas para o autoconhecimento, que é muito importante no processo de educação financeira, pois dependente inteiramente do quão motivado você está. Descubra qual é o seu real talento, as habilidades que você adquiriu ou precisa adquirir ainda para chegar aonde quer, sua hierarquia de valores (quais são os mais e menos importantes) e conheça todas as suas inteligências. Quando você conhece todos esses itens, você tem o autoconhecimento e uma poderosa ferramenta para ficar rico”, explica.

3. Faça uma planilha de gastos: “Ter controle financeiro é muito importante e para isso, é preciso fazer uma planilha. Não gastar mais do que ganha é óbvio – embora muitos não o façam – mas você também precisa entender porque você gasta mais do que ganha e o que tem que fazer para reverter essa situação. Não adianta ter dinheiro e ter dívidas. Além disso, a planilha ajudará a organizar as suas prioridades financeiras e a visualizar o que precisa ser cortado”, conclui Robson.

Serviço:  Robson Profeta

Coach Financeiro

11  98107-1003

rp@robsonprofeta.com.br

www.robsonprofeta.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: