Aumente sua relevância profissional e melhore o currículo

Coach e palestrante fala da importância de realizar palestras para melhor reconhecimento no mercado

As palestras existem há muito tempo em nossa civilização. Na Grécia antiga, o termo “ágora” era usado para designar “lugar de reunião”. Uma praça, locais públicos abertos, onde cidadãos costumavam se encontrar para reuniões de diversos fins. Um dos mais conhecidos e respeitados pensadores da Filosofia, Sócrates, era apaixonado por discursar em praça pública. Seu método era conhecido como “Diálogo Socrático”, onde o filósofo trazia perguntas aos espectadores, e os mesmos, ao darem suas respostas, eram recebidos com mais perguntas. Aos poucos, todos banhavam-se no fascínio da reflexão e do conhecimento. Sócrates passava horas discutindo justiça, virtude humana e outros temas de interesse geral.

O coach financeiro e palestrante Robson Profeta, diz que a palestra é uma das formas comprovadas na transmissão de ideias e conhecimento.“Interessante perceber que este procedimento de discursar, não foi em nada diferente do que fizeram vários dos grandes personagens da história como Jesus Cristo, Gandhi, Hitler, Martin Luther King, Mandela e até mesmo, Steve Jobs. Esse método estimula a absorção e perpetuação do assunto”, comenta.

Ainda segundo o especialista, reservar um tempo na agenda profissional para se dedicar às palestras, aumenta seu reconhecimento no mercado, além de aumentar onetworking. “As palestras são democráticas. As pessoas se sentem na mesma posição dos demais espectadores, ou seja, determinados degraus hierárquicos e sociais são destruídos neste momento. A exposição das suas ideias e visões, podem gerar novas oportunidades de negócios e ideias com especialistas da mesma área”, argumenta Robson.

Palestrar leva a boa e a má noticia de forma generalizada, ou seja, não é uma crítica ou elogio pontual para um ou outro espectador. Mesmo que algum comentário negativo se encaixe no seu perfil, este sentimento fica contigo para reflexão e você não é exposto perante aos demais espectadores. O mesmo ocorre com elogios.

“Além disso, a utilização de recursos audiovisuais auxilia na fixação do conteúdo, e mantém o espectador ativo e receptivo. Histórias ilustrativas, momentos cômicos e interatividade trazem leveza para a palestra. Esta técnica é comprovadamente bem-sucedida entre os palestrantes”, aconselha ocoache palestrante.

No entanto, alguns outros aspectos devem ser levados em consideração, para que tudo corra bem durante a apresentação. “Por mais que exista um tema fascinante, existem alguns fatores que podem comprometer a palestra”, alerta Robson “Não dominar o conteúdo;  utilizar indevidamente os recursos disponíveis (como áudio, vídeo, Datashow); tom de voz inadequado, vícios de linguagem e ausência de contato visual são falhas de comunicação corporal que podem prejudicar o entendimento dos ouvintes. Bem como definição inadequada do horário para realização da palestra”, explica.

Errar na definição do público alvo também é um grande problema, segundo o especialista. “Os ouvintes não se interessarão ou entenderão o conteúdo abordado, não sendo possível exercer uma troca produtiva de informações”, finaliza o palestrante.

Serviço:  Robson Profeta

Coach Financeiro

Site: www.robsonprofeta.com.br

E-mail: rp@robsonprofeta.com.br

Tel:  11  98107-1003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: