Saiba como se comportar na festa da firma

firmaO clima de final de ano já está aí, batendo em nossas portas. E é nessa época que acontecem as confraternizações do trabalho, de empresas e também as festas de final de ano. Porém, apesar de serem comemorações, é preciso ter a consciência de que aquela situação também é um ambiente de trabalho, onde se comportar mal pode acabar custando até mesmo seu emprego.

Para o psicólogo Eraldo Melo, o objetivo primordial das festas corporativas é evitar cometer gafes. “Qualquer tipo de constrangimento não é bem vindo em uma festa da firma. As pessoas também avaliam o seu desenvolvimento humano nas confraternizações e por isso que é preciso tomar cuidado nas suas atitudes e também com o que você fala, pois qualquer coisa pode acabar denegrindo sua imagem”, conta.

Assim, o especialista listou quatro dicas essenciais de como se comportar para você não sair queimado com seus colegas e chefes:

1) Evite assuntos polêmicos

Política e religião são os assuntos mais problemáticos, principalmente com pessoas que você não conhece muito bem como seus amigos e familiares. Portanto, se as opiniões forem divergentes, é possível que cause, no mínimo, uma situação incômoda. Além disso, um aspecto muito importante é a formalidade da linguagem: é claro que, apesar de ser uma celebração de fim de ano, uma das piores coisas é soltar palavras de baixo calão.

2) Roupas                                 

Ser cauteloso com o traje é importantíssimo. Vá de acordo com o que a ocasião proporciona, ou seja, nada de achar que pode ir como quiser por ser uma festa. As mulheres devem ficar atentas principalmente nos decotes para não chamarem muito a atenção. Além disso, saias não devem ser muito curtas, principalmente por mostrarem mais do que se deve em alguns movimentos com a perna. E se houver música, é aconselhável evitar coreografias não convencionais. Tanto a sua roupa quanto seu comportamento podem fazer com que surjam comentários maldosos sobre você.

3) Não beba e nem coma muito

O álcool transforma as pessoas. Por isso, saiba beber com moderação para não passar vergonha. Divirta-se, mas com consciência. As pessoas que bebem, geralmente perdem a noção de como conversar e passam a tratar o próximo com mais intimidade. E, dependendo de como seu chefe e colegas sejam, isso pode não ser nem um pouco bom. Já em relação a comida, evite comer o que você não conhece e não exagere no prato também. Coma pequenas porções do que você já é habituado a comer.

4) A presença do chefe

Não é porque o dono da firma que você vai ficar com as atenções voltadas somente para ele. Pelo contrário, comprimente e seja educado com todos, porém, não exagere para flertes e sentimentos mais profundos. Além disso, não fique fazendo muita média com o chefe e, muito menos, peça um aumento. É um momento mais descontraído, então não arranje problemas e nem situações embaraçosas.

A melhor sugestão então, é tomar uma postura que não chame a atenção, mas que as pessoas percebam a sua presença. “Posturas muito exageradas, em qualquer fator do seu comportamento, pode te comprometer. E o contrário também, afinal, as pessoas devem notar que você está ali. Por isso, buscar a descrição é sempre o melhor”, conclui Eraldo.

Serviço: Eraldo MeloPsicólogo, Palestrante Motivacional, Empresário e Escritor

www.eraldomelo.com

Tel: (64)8122-5397| (64)9245-6150

e-mail contato@eraldomelo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: