Foi demitido? E agora?

tenho-vergonha-de-estar-desempregadoQualquer pessoa pode ter uma fase ruim profissionalmente. Porém, como o nome mesmo diz, deve ser apenas um período com um desempenho abaixo da média. Esse é um problema comum nas empresas, mas que deve ser combatido, pois caso não exista uma melhora na produtividade do funcionário, a possibilidade de demissão se torna real.

Para Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers, não existe mais espaço para os funcionários que queiram se aproveitar da posição que conquistaram. “Ultimamente tem sido constante o número de casos de pessoas que já produziram muito em prol da empresa, mas que se acomodaram e estão estagnados, ou seja, pessoas que estão confortáveis em uma zona de conforto. Com essa crise que vivemos no país, esses são os primeiros a serem mandados embora para cortar gastos”, conta.

A especialista em gestão de carreiras afirma então que, caso a demissão ocorra, é um choque para qualquer um. “Qualquer demissão causa um tipo de insegurança, ainda mais em um período que existe a falta de autoestima e motivação para o futuro. Mas é preciso ter bom senso e começar a planejar o futuro para não ficar para trás no mercado de trabalho”.

Assim, Madalena revela o que deve ser feito nessas horas. “Quem ficou desempregado e precisa se manter na ativa deve se atualizar, esse é o primeiro passo a ser dado. É essencial você renovar e ampliar seus conhecimentos nesse processo de se requalificar”, revela.

Além disso, a especialista diz que também é importante aumentar sua rede de contatos. “Muita gente se adapta à rotina diária e não sai dela. Ir em algum lugar novo, conhecer novas pessoas ajuda a ampliar seu networking e a rede de relacionamentos. Sair para um bar com os amigos pode fazer toda a diferença porque você tem a possibilidade de aumentar seu ciclo social e, apesar do mercado se transformar bastante, a indicação é algo que ainda vale muito”.

Outra dica que Madalena dá é de participar de cursos e oficinas. “Adquirir novas habilidades e fortalecer seus pontos fracos é uma ótima estratégia. Cursos, palestras, oficinas e congressos são ótimas alternativas para aprender mais e conhecer gente nova. O melhor é sempre procurar uma maior qualificação, pois as chances de uma oportunidade aparecer no futuro são maiores”, conclui ela.

Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br

Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo – SP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: