Atualize a criança dentro de você

01457_163261p3Outubro é o mês do Dia das Crianças, data que traz consigo o estigma de ser uma data especial para os pequenos, afinal, ele é (ou deveria ser) o dia em que eles serão o centro das atenções das pessoas que mais amam: seus pais ou responsáveis.

De acordo com o psicólogo e coach João Alexandre Borba, essa data especial também é uma ótima oportunidade para o adulto soltar a criança que existe dentro dele. “Esse deve ser encarado como um dia especial para os adultos também. Um dia para se soltar, descarregar culpas que venham da infância. Tudo que você já passou permanece na sua bagagem pessoal, seja ela emocional ou intelectual. Muitas experiências da infância e da adolescência formaram quem você é hoje. Por isso, se quiser, use o dia como uma desculpa para dar um upgrade interno. No fim, você vai ver que foi a melhor coisa que fez”, conta.

Mas além de se divertir, você pode atualizar a sua criança interna. “Cada um tem que traços da infância e adolescência que traz guardados internamente, já que isso formou a pessoa que você se tornou. Dessa forma, muitas emoções ficam presas dentro de você e soltar isso é uma forma de amadurecimento que pode trazer benefícios em vários campos da sua vida”, revela ele.

Segundo o especialista, o primeiro ganho é na área pessoal, principalmente nos relacionamentos amorosos, já que são neles que existem os principais rompantes emocionais. “Uma relação afetiva é o palco principal das ações infantis de todo mundo. A pessoa que você é envolvida te vê de uma outra forma, por isso as pessoas geralmente agem mais impulsivamente, como as crianças fazem, com seu companheiro. Se você não gosta de algo que seu amigo fez, você pode parar de falar com ele ou até fala mal dele para outra pessoa. Nessas situações, é preciso vivenciar o mundo como adulto”, afirma.

Borba revela então outro benefício que a atualização da criança interna pode trazer é no aspecto profissional. “As pessoas geralmente carregam culpas e não se livram delas. Isso acaba deixando você refém das emoções e te impedindo de ter contato com o seu prazer, a sua diversão. O workaholic, viciado em trabalho, é resultado disso também porque se foca tanto na obrigação profissional que esquece de equilibrar sua vida para ter uma qualidade e um prazer de viver maior”.

O dia 12 pode se tornar completo então com essa reciclagem interna. “A maior vantagem de todas é que você vai ter um amadurecimento muito maior sem deixar de lado a criança que existe dentro de você. É atualizando nossa criança interna que amadurecemos sadiamente para a fase adulta. Tenha um ótimo dia da criança, conclui.

Serviço: João Alexandre Borba

Psicólogo e Master Coach Trainer

21 9.9804-2805

joao.alexandre@live.com

http://www.facebook.com/joaoalexandre.c.borba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: