Augusto Cury ministra palestra sobre o mal do século

augustoNo próximo mês de outubro, Augusto Cury vai ministrar a palestra “Ansiedade – Como Gerenciar e Enfrentar o Mal do Século”, baseada no 35º livro escrito pelo autor, em um evento da IAPP Eventos Empresariais, no Rio de Janeiro.

Considerado o autor mais lido da última década, Cury construiu a tese de que surgiu uma Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) na sociedade atual, onde as pessoas sofrem por antecipação influenciadas pelo excesso de informação. “Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo”, afirma.

Segundo ele, além de causar problemas na saúde, o exagero de atividades intelectuais pode até dificultar que o indivíduo se relacione socialmente. “Dores musculares, de cabeça, acordar cansado e déficit de memória são sintomas que podem ser vistos em quem sofre com a ansiedade. Em casos mais agudos, as pessoas se irritam com outras que agem de maneira mais lenta ou quando o computador demora. Dessa forma, elas não conseguem mais aproveitar a paisagem ou jogar conversa fora”.

Cury alerta então que é preciso viver e valorizar o momento. ”Devemos pensar no futuro apenas para traçar metas. Não podemos dispensar o presente, único momento que temos para ser estáveis e felizes. Comparando a outras épocas da história da humanidade, estamos vivendo mais tempo biologicamente e morrendo mais cedo emocionalmente”.

A síndrome então pode afetar qualquer um, sem depender da idade ou da região onde mora. “A SPA pode abrir a porta para outras doenças como transtornos e predispor a depressão, já que a pessoa não tem filtro emocional”, afirma o escritor. Assim, a principal prevenção e tratamento para desaceleração do pensamento é o diálogo e tentar relaxar em alguns momentos. Portanto, sair com amigos para conversar, assistir um DVD ou passar uma tarde no parque pode ser uma solução para enfrentar a ansiedade.

Como educar as crianças?

Com 25 anos de carreira, o também psicólogo afirma que as crianças devem ser educadas e avaliadas pelo comportamento e não apenas por suas habilidades técnicas. “Estamos cometendo o assassinato coletivo da infância em todas as sociedades modernas. Os ministérios da educação estão errados ao avaliar os alunos pela assertividade de dados na prova. Se quisermos formar pensadores, devemos avaliar também a capacidade de cooperação, de debater ideias, de pensar antes de reagir e de se colocar no lugar dos outros”.

Um reflexo disso são as demissões que ocorrem, já que 80% dos casos são por motivadas pela falta de habilidade comportamental e não pelas competências técnicas. E o pior é que as novas gerações são ensinadas dentro desse cenário. “Os pais estão completamente perdidos. Acham que sobrecarregar seus filhos de atividades garante que serão adultos mais bem preparados no futuro. Estamos criando jovens que não sabem lidar com perdas, nem corrigir o que deu errado e muito menos se colocar no lugar do outro”, revela.

Para Carlos Alberto, o tema proposto por Cury é muito interessante. “O Augusto foi capaz de identificar a ansiedade como um problema muito recorrente entre todas as pessoas atualmente. Com tantos compromissos e deveres, ficamos angustiados demais. A conversa deve ser muito proveitosa”, afirma.

A palestra será realizada no Windson Barra Hotel, na Barra da Tijuca, às 20h da quinta-feira do dia 22 de outubro. Para mais informações ou reservas, ligue no (21) 4002-2611 ou acesse www.iappeventos.com.br.

Serviço: Carlos Alberto Pereira Leite
Diretor do IAPP Eventos Empresariais
Contato: (21) 99617-6941
(28) 98803-5222

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: