Chame atenção do jeito certo

imagem_release_466093

Quem já se inscreveu para uma vaga de emprego sabe que antes de enfrentar pessoalmente um membro da empresa, tem aquele momento chato e trabalhoso em que é preciso produzir o famoso Curriculum Vitae (CV), ou simplesmente currículo. Entretanto, apesar de exigir um certo nível de paciência, ele deve ser seu maior aliado na hora de chamar a atenção dos empregadores. Portanto, é um tempo bem gasto.

Mas, alguém tem ideia do que colocar da sua experiência profissional em um pedaço de papel? É realmente difícil pensar em algo que destaque e ao mesmo tempo não seja um marketing descarado. Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Carreers, indica alguns dados que saltam aos olhos do recrutador e outros que devem passar à vários quilômetros de distância.

Usualmente, quem examina o currículo tende a pinçar informações importantes antes de ler integralmente, descartando os candidatos que aparentemente não se encaixam, e é nessa hora que algumas palavras fazem toda a diferença. O cargo em que está atualmente ou em que esteve por último é de grande importância, é por meio dele que irão avaliar sua competência. Organização e bom português também fazem parte da lista, além de sua trajetória, como mudanças e promoções são analisados de cara, para saber se não é um funcionário que troca de emprego toda hora.

A instituição onde estudou ou nome de empresas em que tenha trabalhado, se forem conhecidos, contam pontos para o recrutador. O endereço residencial é de suma importância, porque algumas companhias preferem funcionários que moram perto ou que não demoram para chegar. Por fim, para chamar atenção do examinador, Madalena explica que termos específicos ligados ao cargo que se almeja devem ser descritos na página, por exemplo, se é um emprego na área de publicidade, Photoshop e recursos desse tipo se destacam.

Agora, coisas que devem ficar fora do currículo são: empregos passados, ocorridos há mais de dez anos, devem ser brevemente mencionados, se necessário; detalhes de tarefas que realizava na antiga empresa, duas ou três linhas bastam; autoelogios, pois são extremamente mal vistos; fotos e elementos gráficos, porque são desnecessários; número do RG, portfólio, pretensão salarial, são todos assuntos que podem ser discutidos depois; conhecimentos superficiais que não interessam ao cargo e aperfeiçoamentos e cursos que não tem relevância para a área.

Portanto, fazer um currículo exige tempo e dedicação, mas com essas dicas não há como falhar. Existem modelos de formatação de currículos na internet, e é possível escolher de acordo com sua fase na carreira ou segundo sua personalidade. Escolha um e mãos à obra.

Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br

Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo – SP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: