Ele não quer casar, e agora?

imagem_release_476471

Para algumas mulheres, o casamento é um sonho que vem desde a infância. Brinquedos fazem com que a menina pense em namorar, casar e ter filhos, e, apesar de esse cenário estar mudando conforme a sociedade se transforma, ainda é, para muitas, um sonho de consumo poder andar até o altar vestida de branco.

Entretanto, nem sempre este é o sonho de muitos homens. Talvez por conta de se preocupar mais com a possibilidade de melhorar sua vida profissional ou simplesmente não ter vontade de assinar os papéis do cartório e trocar alianças, a parte masculina do casal acaba por não querer casar. Apesar de o contrário também poder ocorrer, ainda é, até hoje, mais comum que a mulher queira casar, mas nem sempre é esperado que o homem se case. A verdade é que, para mulher, o casal realmente está feliz quando se casa, e ela sempre esperará uma postura mais responsável e dedicada do seu companheiro. Entretanto, a maturidade de um homem para um casamento depende de vários fatores; da maneira como ele percebe o casamento de seus pais, o que ele busca em um relacionamento duradouro, se ele se sente “enjaulado” em um casamento ou não, se ele avalia que sua parceira é ideal para o casamento e se ele acredita que está em condições financeiras ideais para casar.

Entretanto, segundo a psicóloga clínica e hospitalar voltada a saúde do homem, Carla Ribeiro, isso não quer dizer que o parceiro não ame sua namorada. “Claro, às vezes pode ocorrer do homem ou da mulher apenas permanecer em uma relação por questão de comodidade, gostando da pessoa mas não planejando uma vida com ela. Outras vezes, o que ocorre é uma falta de vontade de casar pelo fato da pessoa acreditar que casamento é sinônimo de limitador dos sonhos e gerador de estresse”, comenta.

Ela, que atua no Rio de Janeiro, pontua que, muitas vezes, as pessoas não se encontram em momentos parecidos das suas vidas, e, por isso, existe essa divergência de opiniões. “É possível que um dos cônjuges esteja num momento em que lazer seja sua prioridade, então, naturalmente, essa pessoa procurará sair mais com os amigos e aproveitar a vida, enquanto seu parceiro(a) esteja pensando no amanhã, no seu futuro, carreira e vida amorosa. Por isso, é preciso que as pessoas conversem entre si, para tentar resolver essa situação e descobrir o porquê de eles não estarem em sintonia. Às vezes, é necessário que ambas as partes cedam; um aceita planejar um futuro próximo e o outro aceita se preocupar um pouco mais no agora. Quando esse acordo não é firmado, é sinal que o relacionamento não irá para frente, já que o casal se encontra em dissintonia”, afirma.

Carla finaliza, reiterando que, só porque seu parceiro não pensa em casar hoje, não quer dizer que ele não goste de você ou não possa mudar de ideia no futuro. “É preciso dar tempo ao tempo, investir muito no diálogo e fazer a relação ser proveitosa para ambos”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: