A importância de criar novos hábitos

imagem_release_466419Todas as pessoas possuem pelo menos um hábito. Não importa o gênero, idade, profissão ou classe social: por menor que seja, todos têm pelo menos uma ação realizada constantemente e que ajuda a definir um pouco mais sobre cada um. Acordar todos os dias e escovar os dentes “pode” indicar preocupação com a higiene pessoal, assim como o hábito de ajudar os necessitados “pode” demonstrar a compaixão de alguém.

E como os hábitos surgem?

O cérebro, na verdade, está o tempo todo procurando por formas de poupar esforços, abrindo espaço para atividades onde realmente vá consumir tempo e energia. Isso porque ele está voltado para otimização. Quando entende uma prática de forma repetida, cria uma rotina, gerando o “piloto automático” do hábito instalado.

Se alguém precisa incluir o hábito de realizar atividades físicas – por uma questão de saúde ou estética -, então ela vai fazer com que isso seja algo recorrente em seus dias, sempre se motivando a praticar seus exercícios, visando a melhora futura que esse novo hábito vai trazer.

Segundo Andreia Rego, que trabalha com coaching e psicanálise, para incluir um novo hábito em sua vida, é necessário buscar visão de comportamento, motivação e disciplina. Além disso, estudos neurológicos apontam a existência de um ciclo de criação do hábito, chamado O Loop do Hábito, o qual contempla três elementos: gatilho, rotina e recompensa.

imagem_release_466420A importância de criar novos hábitosAssim, criar um gatilho (momento que a vontade bate), estabelecer a rotina (o próprio hábito) e buscar uma recompensa ajudam a fortalecer o ciclo, de forma saudável.

“Uma pessoa que quer aprender um novo idioma precisa estar disposta a estudá-lo pelo menos 30 minutos por dia, para que o conteúdo seja fixado. Este exemplo demonstra como a criação de um novo hábito é importante, e como ele pode impactar, inclusive, sua vida profissional, futuramente. Nesse, e em muitos outros casos, a repetição é a chave para instaurar um novo hábito no seu dia a dia”, explica ela, que é Master Business em Administração com ênfase em Humanas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ela pontua que, na vida profissional, a implementação de hábitos pode ser benéfica em todos os sentidos. “Podem ser dos mais simples, desde o de cumprimentar as pessoas do escritório, até o de sempre se desafiar a alcançar metas e aprender novas habilidades. De qualquer forma, os hábitos podem impactar de maneira positiva no cotidiano profissional e na produtividade, fazendo com que as pessoas percebam essas mudanças”, observa.

A coach finaliza, lembrando que o bom humor pode ser um forte aliado na hora de implementar novos hábitos. “Se você quer adquirir novos costumes e sair da rotina atual é porque ela pode não estar tão boa, e precisa de mudanças. Não encare essa transição como algo negativo ou penoso, e, sim, como uma forma de prezar pela sua própria saúde, carreira e felicidade”, conclui.

Serviço: Andreia Rego

Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano

Face: https://www.facebook.com/andreiasrego?ref=hl 

Instagram: Andreia Rego

Site: http://coachandreiarego.com.br/

E-mail: asrego@gmail.com

Celular: 21 99941.9950

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: