Uma dor que faz bem

imagem_release_466374

Você já sentiu aquela dor muscular um ou dois dias depois de ir à academia ou praticar algum esporte? Especialistas deram o nome dessa dor de Dor Muscular Tardia (DMT). Não se sabe ao certo as causas específicas, porém é resultado do esforço feito pelo músculo.

Segundo Carlos Vidal, bicampeão carioca e brasileiro de fisiculturismo, personal trainer atuante no Rio de Janeiro, essa dor muscular contínua que possui seu ápice entre 24 e 72 horas após o treino. Não é aconselhável forçar essa mesma parte do corpo até cessar o desconforto, pois o músculo fica mais fraco e sensível. Os sintomas resultantes da DMT são: diminuição da flexibilidade, velocidade de contração e ângulo de contração, além de cansaço.

Há uma teoria que afirma que o estímulo da musculatura causa dor, e o corpo reage a esse esforço com a hipertrofia muscular, o que minimizaria os efeitos lesivos no próximo treinamento. Acreditava-se que a dor era resultado do acúmulo de lactato (ácido lático), substância decorrente do trabalho muscular intenso, nos músculos. Entretanto, apesar de essa substância ser, realmente, liberada durante o treino, os níveis dela decaem após duas ou quatro horas de repouso.

Uma das explicações mais aceitas por especialistas é que a DMT é causada por microlesões durante o treino que provocam um processo inflamatório, e, por fim, dor. Portanto, é cabível concluir que esse desconforto é necessária para dar início à hipertrofia muscular e para alcançar suas metas.

Serviço: Carlos Henrique Vidal

Personal Trainer

21 99855-1969

tps://www.facebook.com/classfitpreparacaofisica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: