Em 2015 poderá haver abundância de trigo no Mercosul, prevê Consultoria

62A Consultoria Trigo & Farinhas divulgou nesta semana o seu primeiro Levantamento sobre a área, produtividade e produção de trigo para a safra 2015/16 no Brasil e no Mercosul. Nele, a área a ser plantada no Bloco deverá ser -9,34% menor do que a safra anterior e a produção -1,69% menor, mas, se o clima for favorável, deverá haver abundância do produto graças aos estoques 138,63% maiores que a Argentina está acumulando na atual temporada, retendo exportações, na tentativa de baixar os preços internos.

Luiz Carlos Pacheco, diretor da Consultoria Trigo & Farinhas, analisa país por país do Bloco e, no caso do Brasil, estima que a área plantada de trigo para a safra 2015/16 seja de 2.425,27 mil hectares, cerca de -12,06% a menos do que os 2.757,90 mil ha plantados na safra anterior. Esta redução deverá ocorrer principalmente na região Sul, onde deverá haver uma redução média de -13,24% para 2.259,25 mil ha. A boa notícia é que as regiões Centro-Oeste e Sudeste deverão aumentar as áreas plantadas em 9,87% e 7,66%, respectivamente. Estas duas regiões são as mais promissoras para o plantio de trigo a médio e longo prazo, no continente, pois tem uma qualidade melhor que o trigo argentino e a maior produtividade por hectare da América do Sul, entre 5.000 e 6.000 quilos/hectare, contra a média de 2.651 kg/ha do Mercosul.

Os demais países do Bloco também deverão plantar menos trigo na safra 2015/16, segundo Pacheco, diante das dificuldades de financiamento e preços baixos, que geram problemas de custo/benefício e, no caso argentino, de incertezas políticas, pois o trigo será plantado no atual governo e colhido no próximo, não havendo garantias de que as reivindicações do setor de eliminar ou reduzir o atual imposto de importação de 23% e liberar as exportações serão atendidas ou não. Assim, a redução da área plantada na Argentina deverá ser de -6,8%, no Paraguai de -9,3% e no Uruguai de -15,78%.

O clima está sendo previsto como favorável para todo o período de plantio e desenvolvimento do trigo, graças à ocorrência de um fenômeno El Niño que foge das suas características clássicas, favorecendo, desta vez, a entrada de frentes frias e de chuvas nos próximos meses, sem, contudo, a ocorrência de geadas.

Maiores detalhes deste estudo de seis páginas poderão ser obtidos via email para luiz@trigoefarinhas.com.br.

SERVIÇO: CONSULTORIA TRIGO & FARINHAS

Fones 00 55 41 3209-8542/00 55 41 9826-3697

Email: luiz@trigoefarinhas.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: