Tecnologia se torna aliada de quem quer comprar imóveis

1ainteeeeerPessoas à procura de um novo lar e corretores de imóveis podem se beneficiar da internet para uma pesquisa melhor.

A internet hoje é uma das principais, se não a principal ferramenta de busca para qualquer coisa – principalmente para quem está interessado em comprar um imóvel. Segundo estudo realizado pelo Google, foi registrado que 90% dos consumidores que compraram ou pesquisaram imóveis utilizaram a internet no processo de decisão. De acordo com informações divulgadas pela gerência de negócios para o Ramo Imobiliário do Google no Brasil durante a Convenção Secovi 2009, foram feitas mais de cinco milhões de buscas para a palavra “imóveis” no portal.
Segundo Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado e diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, do Rio de Janeiro, cerca de 80% dos clientes começam a busca pela web. “Esse é o melhor veículo de publicidade de imóvel, pois dá uma variedade de informações que dificilmente seriam encontradas em outros meios,” comenta.
Grande parte do processo de venda do imóvel pode ser feito de forma online. Desde obter todas as informações, até fazer a negociação de preço, passando por tirar dúvidas on-line e enviar grande parte das documentações. “Hoje, cerca de 15% das negociações via web se transformam em vendas” diz Freitas, que, ainda assim, faz questão de exaltar a importância do corretor de imóvel nesse processo.
Embora a internet seja um facilitador para a busca e demais informações sobre imóveis, é o profissional especializado quem vai apresentar dados técnicos e construir um relacionamento de confiança com o cliente. “Aspectos de confiabilidade técnica, questões sobre a documentação, valorização do imóvel, formas de pagamento e etc. Quando um bom corretor explica essas questões ao cliente de forma correta e clara, o cliente passa a confiar no profissional, e essa é uma relação impossível de ser feita por uma máquina – e uma parte fundamental para que a venda se concretize”, exalta o especialista.
Porém, um atendimento de qualidade é fator primordial para aqueles que querem reforçar o bom relacionamento com o cliente. “O profissional que age somente como ‘apresentador de imóveis’, falando apenas: ‘esse é o quarto’, ‘essa é a sala” e depois pergunta ao cliente se ele quer ver outro imóvel, deve ficar preocupado. Essa função a internet faz muito bem. É fundamental ir além disso”, ressalta.
Freitas diz que as informações básicas o computador já fornece ao comprador, então, para ir além, é preciso saber os mínimos detalhes do imóvel, que podem ser o diferencial para a concretização do negócio. Assim como as placas de “vende-se” e “aluga-se” ajudam a divulgar o trabalho do corretor, a internet também é vista como uma aliada, tanto para os corretores quanto para os clientes.
“Se utilizada da forma correta, a internet se torna um meio de estabelecer o primeiro contato e apresentar outras ofertas. Depois o corretor entra em cena e faz o ‘trabalho humano’, com a relação de confiança e eficácia com o cliente”, conclui.
Primar Administradora de Imóveis
Site: http://www.primaradministradora.com.br
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com
E-mail: diretoria@primaradministradora.com.br
Fone: 21 3297-8675/ 3297-8666 / 3550-5030
Endereço 1: Rua Arquias Cordeiro, N° 324, grupo 212, Méier, Rio de Janeiro – RJ.
Endereço 2: Rua Dalcídio Jurandir, 255, loja 125, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

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