O Botox no tratamento das Disfunções da ATM

0agulhaAlém do tratamento da enxaqueca, a toxina botulínica também é uma aliada para quem sofre com dores faciais.

O botox é uma substância que lesiona tecidos, mas como diz o ditado popular, a “diferença entre o veneno e o remédio é a dose,“ – e nesse caso, não só a dose como também a sua forma de utilização. A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, ou seja, ela faz com que a comunicação entre o músculo e o nervo seja interrompida, fazendo com que o músculo deixe de funcionar temporariamente. Essa é a propriedade que levou seu uso às clínicas estéticas, pois ao ser aplicado sob a pele, a toxina impede que a placa motora dos músculos contraiam e evita que as rugas se formem, promovendo um aspecto facial mais jovial.
Além dos tratamentos faciais, o botox também é utilizado em situações médicas, como no tratamento da enxaqueca e na disfunção da articulação temporomandibular (ATM). A disfunção da ATM tem vários sintomas que podem apresentar dores distintas, sendo uma das suas principais reclamações a dor de cabeça, causada pela contração muscular excessiva da região, explica o Dr. Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, e adepto das técnicas do botox como tratamentos médicos.
Os sintomas das disfunções na (ATM) atingem cerca de 30% da população no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (ONU). Para ser diagnosticada corretamente, a disfunção deve ser analisada por médicos especialistas e devidamente tratada por uma equipe multidisciplinar, e, durante esse processo, o botox pode ser um aliado, relaxando a musculatura.
“A aplicação da toxina botulínica funciona como um tratamento complementar para quem sofre de disfunções da ATM. Muitas vezes, a musculatura do paciente tem uma ‘memória’ da contração. O botox ajuda a relaxar o músculo enquanto são realizados os outros tratamentos”, explica.
Com o botox aplicado corretamente, as dores de cabeça, nuca, pescoço e face podem ter um alívio mais rápido. Cercal comenta que o ideal é que odontologista possa detectar a disfunção, faça a indicação e encaminhe o paciente ao médico responsável pela aplicação da toxina os pacientes que persistirem com dores, mesmo com o tratamento dentário adequado e com o uso de uma placa interoclusal.
Quando se fala na duração do produto aplicado, dúvida comum entre os pacientes, a o médico comenta que a permanência do resultado varia de três a cinco meses. E, por isso, deve ser aplicado entre esse intervalo. “O botox é contra indicado apenas em casos de doenças, como a miastenia gravis, enfermidade neuromuscular que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários”.
Existe também a indicação de uma terapia nova chamada fototerapia, que, realizada com uma fonte intensa de luz vermelha, age na musculatura, causando seu recondicionamento e relaxamento e na ATM em si, com efeito anti-inflamatório e repositor de cartilagem, conclui.
Serviço: Dr. Alexandre Cercal
Otorrinolaringologista, Amah Ouvido, Nariz, Garganta e Estética da Face
Blog: http://amahotorrino.blogspot.com
Email: drcercal@yahoo.com.br
Fones: 41 3015-6001 Curitiba
41-3423-4466 Paranaguá
41-3453-1072 Matinhos
13-3822-5891 Registro
13-3841-2626 Iguape
47-3434-2888 Joinville

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: