Adquiriu um imóvel na planta? Visite a obra e pesquise sobre a construtora

0a0agem_release_65601_mediumPara quem não tem pressa, comprar um imóvel na planta pode ser uma boa saída, mas é preciso cuidado redobrado e atenção.

Para muita gente que procura uma casa própria sem pressa, adquirir um imóvel na planta parece uma boa alternativa, por, normalmente, exigir apenas uma entrada pequena e proporcionar um longo prazo para o pagamento das outras parcelas. Porém, antes de comprar o imóvel, é fundamental tomar alguns cuidados e observar com bastante atenção todas as cláusulas que o envolvem.
Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, do Rio de Janeiro, comenta que o ideal, antes de efetuar a compra do imóvel na planta, é buscar construtoras com tradição no mercado, “que podem oferecer o imóvel que você precisa, dentro das condições de pagamento que estão dentro do seu orçamento, – sem comprometê-lo”. Ele comenta que visitar outros imóveis construídos pela mesma empresa, analisar a qualidade do material usado e confirmar se o projeto do empreendimento está aprovado são pontos que devem ser levados em consideração.
Os atrasos na entrega de imóveis comprados na planta são acontecimentos comuns, e, parte dessas questões se devem ao aquecimento do setor imobiliário. Outra parte responsável é a desorganização da própria construtora, que muitas vezes culpa a falta de mão-de-obra e os custos com material de construção, – por isso é tão importante pesquisar anteriormente sobre a construtora do imóvel.
Há também os casos em que o apartamento comprado na planta fica pronto antes do esperado. Para isso ser uma boa notícia para o comprador, é preciso que ele tenha guardado dinheiro e esteja preparado. “Não basta ter o dinheiro das chaves, porque quando o apartamento é entregue aparecem impostos e documentos que precisam ser pagos”, alerta Freitas.
Para o advogado da Primar Administradora de Bens, comprar imóvel na planta vale a pena se o comprador tiver tempo para esperar a entrega das chaves e ler o contrato com atenção.“É importante alertar ao consumidor que, ao firmar contrato de aquisição de imóvel na planta, ele deve observar a idoneidade da empresa contratada, a data de início da obra, entrega das chaves, a carência discriminada no contrato – admissível uma carência justificada de até 180 dias – e a multa por atraso na entrega, podendo exigi-la caso não haja previsão contratual”, ressalta.
Freitas comenta que, para evitar futuras complicações ou dores de cabeça, outros cuidados que devem ser tomados ao adquirir um imóvel na planta, juntamente com a já citada pesquisa sobre a construtora, é estudar no próprio arquivo do Procon se existe alguma reclamação sobre a empresa, pedir uma lista de referências, com compradores dos últimos cinco anos, inclusive recentes, e entrar em contato com pelo menos dois de cada ano, perguntando sobre o seu grau de satisfação e pedir à construtora documentos que comprovem a situação legal do terreno junto à prefeitura, – e que o projeto do imóvel está devidamente aprovado.
“Se a empresa passar por todos esses filtros, é hora de verificar o teor do contrato. Sempre leia atentamente, marcando os pontos duvidosos. Se tiver dúvida sobre algum aspecto, não tenha vergonha, pergunte para o comprador e insista até que a explicação seja convincente. Lembre-se que tudo o que for dito pelo vendedor deve estar escrito no contrato”, alerta Freitas, que ainda fala de outros cuidados que devem ser tomados na questão da entrega do imóvel. O especialista diz que deve haver prazo claro para a entrega do imóvel. “Nunca aceite tolerâncias de atraso maiores que seis meses” ressalta.
Primar Administradora de Imóveis
Site: http://www.primaradministradora.com.br
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com
E-mail: diretoria@primaradministradora.com.br
Fone: 21 3297-8675/ 3297-8666 / 3550-5030

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: