Centro Empresarial Rio promoveu evento sobre sustentabilidade

Evento discutiu ações corporativas sustentáveis e serviu como prévia para as discussões da Rio+20.

De 13 a 22 de junho será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro. Vinte anos depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), líderes de todo o mundo irão se reunir para renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e contribuir para a definição da agenda de questões relacionadas ao assunto para as próximas décadas.
A conferência terá como temas principais “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. No mesmo período da Rio+20, também será realizada a Cúpula dos Povos, um evento que promoverá debates, palestras e outras atividades sobre os mesmos assuntos da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), com a participação de grupos da sociedade civil, como ONGs e empresas.
O Centro Empresarial Rio também deixou a sua marca no mês do meio ambiente. O Centro realizou no início de junho uma edição especial do Café Empresarial, com o tema sustentabilidade. A programação incluiu uma Campanha de Conscientização de Coleta Seletiva, realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Instituto Eventos Ambientais (IEVA) e sessões de cinema com filmes que abordam a temática principal.
A Sessão Cinema Verde ajudou nas discussões relacionadas ao meio ambiente. Os longas “Terra” (2007), da Disney Nature em parceria com a BBC, “Uma Verdade Inconveniente” (2006), de Davis Guggenheim, “A Última Hora” (2007), de Nadia Conners e Leila Conners Petersen, e “Lixo Extraordinário” (2010), dirigido por Lucy Walker, enfatizaram aspectos do aquecimento global, o futuro do planeta, a destruição do ecossistema e a importância da reciclagem.
Os participantes ainda prestigiaram a palestra “Economia verde – uma nova roupagem no contexto de sua empresa”, ministrada pelo advogado Francisco Carrera, idealizador do Fórum Empresarial Rio+20, assessor jurídico do IEVA e mestre em Direito da Cidade pela UERJ. Com extenso currículo, Carrera é especialista em Biodiversidade e Direito Ambiental, coordenador de cursos de pós-graduação em Direito Ambiental e representante de diversas em entidades de grande visibilidade.
O advogado falou sobre a economia verde, seus conceitos, fundamentos, princípios e ações inovadoras. O especialista mostrou as vantagens e os resultados positivos gerados por iniciativas que visam à sustentabilidade. Carrera também ressaltou a importância do mundo corporativo pensar no meio ambiente e realizar ações sustentáveis efetivas e abordou questões decididas no novo relatório da ONU, divulgado no mesmo dia do evento. “São temas extremamente atuais e que precisam ser discutidos”, enfatiza Carrera.
Segundo Alexandre Gontijo, presidente do IEVA, o evento reforça a importância de atividades que contribuam para a reflexão sobre a ação das empresas e da sociedade como um todo em prol do meio ambiente. “Temos que mostrar as pessoas que é preciso agir rapidamente, pois a natureza está sendo destruída e as consequências são drásticas para o planeta e para todos os seres que vivem nele. É fundamental que cada um se conscientize sobre o seu papel e promova ações sustentáveis”, ressalta.
Letícia de Freitas e Castro, gerente de eventos do Centro Empresarial Rio e organizadora do evento, o Café Empresarial serviu como prévia para as discussões que serão abordadas na Rio+20. “O Centro Empresarial Rio é um condomínio certificado na ISO 14001 e, por isso, atua com práticas sustentáveis no seu dia a dia. Fazer uso do Café Empresarial para abordar a sustentabilidade é mais uma forma de contribuirmos para a promoção de um mundo melhor por meio da conscientização do nosso público”, destaca a gerente.
A organizadora declara que a palestra ministrada por Carrera proporcionou uma verdadeira aula sobre como a sustentabilidade tem sido praticada em diversos cantos do mundo. “As parcerias com o INEA e com o IEVA também foram fundamentais para o sucesso deste evento”, afirma. Durante todo o encontro, o Centro Empresarial Rio estimulou a coleta de pilhas e baterias com a presença de coletores.

Café Empresarial
O Café Empresarial é uma série de eventos promovidos gratuitamente pelo Centro Empresarial Rio. Os encontros são realizados uma vez por mês e tem como público-alvo profissionais de diversos setores, como marketing, recursos humanos e finanças.
Entre no site e saiba mais sobre os próximos eventos.
http://www.cerconvencoes.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: