Trabalho integrado melhora tratamento de coluna

Problemas crônicos de saúde, como dores na coluna, envolvem múltiplos fatores pessoais, clínicos e psicológicos. Sendo assim, cada caso é único e deve ser analisado de forma individual.  “Muitas vezes, os profissionais de fisioterapia não tem tempo e orientação médica adequada para avaliar cada paciente especificamente, a fim de diagnosticar de forma eficiente o problema”, explica o fisioterapeuta Elder Camacho, membro da clínica especializada em coluna “Equilíbrio Fit&Fisio” do grupo do “Instituto de Patologia da Coluna – IPC” em São Paulo.
Problemas de coluna podem causar sintomas como dores no pescoço, costas, braços, pernas e até disfunção de outros órgãos. “Por conta da complexidade desses sintomas, muitos tratamentos são feitos de forma meramente paliativa e não direcionados, deixando de lado grupos musculares que poderiam trazer resultados duradouros”, explica o fisioterapeuta. “Além disso, a educação postural é muito importante para o tratamento de fisioterapia, mesmo que o paciente freqüente sessões diárias de 1 hora, o resultado não será eficiente se ele não souber como se portar nas 23 horas restantes do seu dia”, completa Camacho.
O neurocirurgião Dr. Luiz Pimenta, presidente da Sociedade Mundial de Coluna e diretor do “Instituto de Patologia da Coluna”, diz que 90% dos seus pacientes são indicados a tratamentos conservadores como a hidroterapia e fisioterapia. “Na minha experiência profissional percebi que existe uma grande dificuldade no tratamento global do paciente porque nem sempre o médico sabe o direcionamento de tratamento que o fisioterapeuta está tomando com o paciente, nem o fisioterapeuta sabe as necessidades indicadas pelo médico. Essa dinâmica acaba causando perda de eficiência do processo terapêutico”, explica Dr. Pimenta.
O especialista defende, que a interação multidisciplinar, ou seja, um trabalho conjunto entre médico e fisioterapeuta, sem dúvida pode trazer resultados muitos mais satisfatórios para os pacientes. Sendo para tratar casos de prevenção ou para tratar casos de reabilitação pós-cirúrgica, o trabalho integrado e personalizado é extremamente necessário para os tratamentos conservadores da saúde de nossa população.

Anúncios

Uma resposta para “Trabalho integrado melhora tratamento de coluna

  1. vera maria p.f.da costa 26/09/2010 às 14:55

    prezado Elder,estive com você em02/9/2010,logo apos a DM feita em 31/9. Moro no Rio,você foi muito atencioso,maravilha. Só que NÃO CONSIGO qualquer fisioterapia aqui por não ter “DECLARAÇÃO DO MÈDICO QUE ME OPEROU,com informação das cirurgias a que fui submetida(duas) e atestando eu estar liberada para exercicios fisioterápicos. Tenho dor permanente exatamente na direção do corte da cirurgia última e acho que deva ser dor muscular(??)Nos primeiros 10 dias(+_)parecia não ter mais nada,mas como não consigo fisioterapia, acho que …Preciso URGENTE desse tal ATESTADOpara buscar o fisioterapeuta. Por favor,leve minha necessidade ao Dr.Pimenta e Dr.Coutinho.Será que poderia fazer hidroginástica(com as limitações explicitadas no Atestado)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: